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O Perito de Acidente de Trânsito pode ter três denominações principais:

 

- Perito Oficial: é o perito da Polícia Científica. Este é chamado ao local do acidente, em geral, somente quando há mortes.

 

- Perito Particular (também chamado de Assistente Técnico): é aquele que é contratado por um dos envolvidos em um acidente de trânsito.

 

- Perito Judicial: é aquele que  é nomeado por um juiz para analisar um acidente e apontar as suas causas.

 

 

 

Então, é comum que em um acidente de trânsito:

 

- A e B se envolveram em um acidente;

 

- Se houve morte, o Perito Oficial da Polícia Científica é chamado no local pelas autoridades que atenderam o acidente (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar ou Polícia Civil) e deveria fazer um levantamento criterioso com medições, fotos, croqui, cálculos.  e finalmente apresentar um laudo pericial oficial determinando quem foi o responsável e quais os motivos. Na maioria esmagadora dos casos estes laudos são superficiais, com erros e não analisam todas as provas adequadamente.

 

Obs.: a PRF atualmente chama os seus Boletins de Ocorrência de Laudos Periciais - mas seguem sendo apenas Boletins de Ocorrência; isto não quer dizer que não possam nos trazer informações importantes - mas não são Laudos Periciais.

 

- Se o acidente se transforma em um Processo, é comum que A contrate um Perito Particular (Assistente Técnico) e B contrate outro.

 

- Invariavelmente os laudos têm conclusões diferentes, já que muito frequentemente (e vergonhosamente) os Peritos Particulares torcem os fatos em favor dos seus clientes.

 

- Então, por vezes o juiz acaba tendo três laudos -  e por vezes os três são diferentes.

 

- É neste momento que aparece o Perito Judicial, nomeado legalmente pelo juiz para esclarecer de forma técnica e precisa quem tem razão e onde estão os erros e omissões dos laudos. Aqui, frequentemente também há problemas, já que os Peritos Judiciais em sua grande maioria não são especialistas no assunto e acabam apresentando laudos fracos, subjetivos ou mesmo errados.

 

Os Peritos Particulares e Judiciais também analisam acidentes onde a seguradora nega o pagamento do prêmio devido a algum problema como: excesso de velocidade, veículo sem manutenção adequada, versão do acidente incompatível com as fotos / croqui etc.

 

Laudo Pericial é um documento técnico. As medidas e cálculos apresentados por um perito devem ser possíveis de ser reproduzidos por outro perito - se não é possível, então o documento é uma mera opinião do autor.

 

Perito é alguém especializado em algum assunto. Se o profissional faz perícias de difersos assuntos, não é um perito e sim um generalista que vai, muito frequentemente, cometer erros técnicos graves; especialmente em casos com feridos graves ou mortos, o laudo de um generalista muitas vezes inocenta um culpado ou culpa um inocente.

 

Desta forma, mesmo os laudos de um Perito Judical (e também atuo como PJ) não deveriam ser aceitos, como muitas vezes são, de forma final e incontestável pelos juízes.