Consultoria acidente trânsito Hyundai Kia.jpeg

O EDR é um sistema que registra até 5 segundos de informações antes do acidente.

 

Os principais dados disponíveis são: velocidade, rotação do motor, posição do acelerador, acionamento do pedal de freio, força do impacto, uso do cinto de segurança e se o airbag foi acionado.

 

Todos os modelos da Kia vendidos no Brasil são importados: Picanto, Soul, Cerato, Optima, Cadenza, Quoris, Sportage, Sorento, Mohave, Carnival, Stonic, Niro, EV5 e EV9. 

 

Peritos do exterior nos informam que, além dos EUA, diversas leituras de EDR em Kia já foram feitas também na Europa, Austrália e Jamaica, o que nos leva a crer que todos os modelos vendidos em todos os mercados (inclusive Brasil) são equipados com EDR. Já conseguimos ler alguns modelos vendidos no Brasil.

 

Em 2010 alguns modelos já tinham. A partir de 2013/14, encontramos em todos os modelos.

 

Diferente da maioria das outras marcas, o equipamento para a leitura dos dados do EDR é exclusivo para Kia. Porém, assim como as outras marcas, as concessionárias não possuem este equipamento. Basicamente os equipamentos pertencem a peritos de acidentes de trânsito.

 

Já a situação da empresa irmã Hyndai é um pouco diferente. Alguns modelos vêm da Coréia: Azera, Elantra, i30, Santa Fé. Desta forma, também supostamente estão equipados com EDR.

 

Creta, HB20, iX35, Tucson e New Tucson são fabricados no Brasil e, oficialmente, não possuem EDR. Já conseguimos fazer leituras em alguns destes modelos.

 

E não são raros os casos em que se consegue ler informações de um carro que supostamente não tem EDR, informando ao equipamento de teste que se trata de outro modelo da marca que tem EDR.

 

Em casos graves ou muito complicados e com altos pedidos de indenização, este pode ser um caminho a ser tentado.

Vale a pena lembrar que EDR é apenas uma função do módulo de controle do airbag e não um módulo extra.

 

A Hyundai também tem seu próprio equipamento, que também não é encontrado em concessionárias.

 

Oficialmente o equipamento lê carros 2012 em diante, mas várias leituras já foram feitas em carros 2010 e 2011.