EDR (Caixa Preta)
Até 5 segundos de informações antes do acidente são registradas.
Os principais dados disponíveis são: velocidade, rotação do motor, posição do acelerador, acionamento do pedal de freio, força do impacto, uso do cinto de segurança e se o airbag foi acionado.
Toyota informa no Manual do Proprietário em português que os seus veículos são equipados com Gravação de Dados do Veículo (EDR):
- Corolla (pelo menos desde 2013)
- Etios (pelo menos desde 2013)
- Hilux (oficialmente desde 2014, mas já encontramos veículo 2008 com EDR)
- SW4 (pelo menos desde 2012)
- RAV4 (pelo menos desde 2013)
- Prius (pelo menos desde 2012)
- Camry (pelo menos desde 2012)
- Yaris (pelo menos desde 2018)
Carros de anos anteriores podem ter EDR, especialmente se forem importados - alguns modelos contam com EDR desde 2000.
Lexus (divisão de luxo da Toyota) tem todos os modelos desde 2017 equipados com EDR. Semelhantemente à Toyota, modelos de anos anteriores também têm EDR.
A Toyota é líder mundial no uso do EDR. Atualmente seus carros, em qualquer lugar do mundo que sejam produzidos ou vendidos, contam com EDR. Um exemplo !
Diversos modelos da Toyota e Lexus também contam com funções extras de registros, criadas devido aos diversos casos (e processos) nos EUA de supostos carros que têm uma aceleração súbita e causam acidentes (sudden unintended acceleration).
Se não todos, a maioria quase que absoluta dos casos foi de: acelerador preso no tapete, acionamento do acelerador por engano ou mesmo fraude - e não de falha eletrônica como alegado.
Por isto, quando o acelerador é acionado muito rapidamente (e em mais 25 situações), de 5 a 8 segundos de informações antes e depois do evento são gravadas. Diversas gravações podem ser feitas, limitadas pelo espaço na memória.
Com isto, mesmo sem um impacto registrado pelo EDR, pode-se ter as informações tradicionais de velocidade, rotação, posição do acelerador, marcha, ângulo do volante etc. + leitura do hodômetro (extremamente útil).
Alguns modelos que já possuem esta função extra: RAV4 (desde 2013), Prius (desde 2015) e Lexus NX200t, NX300h e RC350 (desde 2015).