Desde o início de 2022 todos os carros vendidos no mercado chinês devem ter obrigatoriamente EDR (Event Data Recorder).
Muitos destes carros são exportados para o Brasil e chegam aqui com este importante equipamento para a reconstrução (perícia) de um acidente de trânsito.
Entre eles, estão:
BYD: Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus, Seal, King, Yuan, Han, Tan e Shark.
GWM: HAVAL H6 e ORA 03.
Zeekr: 001 e X.
GAC: Aion ES, GS3, GS8, Emkoo Hybrid e Emkoo HEV.
O manual do ORA 03 em português, por exemplo, nos informa que uma grande quantidade de dados podem estar disponíveis:
· Delta V longitudinal
· Delta V longitudinal máximo
· Tempo até atingir o Delta V longitudinal máximo
· Velocidade do veículo
· Posição do freio de estacionamento
· Posição do cinto de segurança
· Posição do pedal do acelerador em %
· RPM
· Ciclo de atividade de eventos
· Estado do registro
· Tempo até atingir o Delta V longitudinal máximo
· Velocidade do veículo
· Posição do freio de estacionamento
· Posição do cinto de segurança
· Posição do pedal do acelerador em %
· RPM
· Ciclo de atividade de eventos
· Estado do registro de dados de evento
· Intervalo de tempo entre os registros
· Número do chassi
· Número da ECU do EDR
· Sinalizador de corte da aquisição de dados do EDR
Cada marca tem o seu equipamento específico para a leitura do EDR.