O EDR é um sistema que registra até 5 segundos de informações antes do acidente.
Os principais dados disponíveis são: velocidade, rotação do motor, posição do acelerador, ângulo do volante, acionamento do pedal de freio, uso do cinto de segurança, se pré-tensionadores e airbags foram acionados (e em quanto tempo), aceleração (longitudinal e lateral), Delta-V (longitudinal e lateral) e ângulo de capotamento.
Segundo informações do equipamento de leitura de EDR, a Volvo vem variando sua política de disponibilização do EDR.
Dos carros da marca fabricados em 2011, 2012 e 2013, somente aqueles vendidos nos EUA, Canadá e Europa contam com EDR.
Para os 2014 e 2015, todos os modelos vendidos em todo mundo (inclusive Brasil) contam com EDR.
Para os 2016, todos os modelos vendidos em todo mundo (inclusive Brasil, porém menos a China) contam com EDR.
Para os 2017, todos os modelos vendidos em todo mundo (inclusive Brasil) contam com EDR.
Simplificando, o EDR é apenas uma função do módulo de controle do airbag. Apesar da Volvo ter diversas fábricas no mundo atendendo diferentes mercado, tecnicamente não faz muito sentido deixar de ter o sistema em alguns países.
Por isto, em casos de acidentes graves envolvendo carros
da marca que supostamente não têm EDR, eu não ficaria surpreso em descobrir que estes também estão equipados com EDR.